sábado, setembro 16

GOVERNO ENGANA PROFESSORES

No fim do passado mês de Junho o Governo de Carlos César fez aprovar na Assembleia Legislativa dos Açores um diploma regulador da actividade docente na Região. Aparentemente o presidente do Governo cumpria a promessa de devolver aos professores a dignidade profissional que lhes fora usurpada, principalmente no respeitante às componentes lectiva e não lectiva.
Embora juridicamente trôpego quanto à sistematização e linguagem e confuso no conteúdo, o diploma parecia resolver alguns dos imbróglios cometidos no ano lectivo que findava.
Coisa diferente era a interpretação conveniente e maliciosa do Governo sobre as disposições que estava a emanar, algumas das quais fizeram (finalmente!) corar os imperturbáveis e reverentes deputados socialistas. Na urgência de abafar os protestos e as críticas parlamentares, lá cozinharam uma redacção à medida dos imediatos interesses de todos. Calaram-se as vozes críticas e conferiram-se poderes discricionários ao secretário da Educação para fazer aplicar o diploma conforme lhe aprouvesse.
Na secretaria da rua da Carreira dos Cavalos galoparam as ideias. Faça-se tudo segundo a nossa vontade, terão dito os mandantes. E logo os horários dos professores se compuseram como doze meses antes. Convenhamos que é muito particular esta forma de dialogar, negociar e cumprir promessas.

Sem comentários: